segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Relembrando Alguns Tópicos Estudados - Organização de Reuniões

Alguns cuidados devem ser seguidos, como, por exemplo:
1. Definir claramente (e com antecipação) os objetivos da reunião.
2. Definir tempo de duração, hora de início e término, local de realização.
3. Divulgar a pauta com antecedência.
4. Estabelecer um tempo de intervenção máximo para cada participante.
5. Informar, com antecipação, a todos os interessados a data, a hora e o lugar da reunião.
6. Distribuir no início da reunião a síntese ou ata da reunião anterior e submetê-la à aprovação da assembleia, fazer mudanças se necessário ou aprová-la no início da reunião.
7. Submeter, no início das atividades, a pauta da reunião para avaliação e acatamento de sugestões.
8. Designar um secretário para: a) tomar nota das intervenções e, elaborar a ata, controlar a agenda e o tempo; b) ler a ata da reunião anterior, submetê-la à apreciação, aceitar sugestões de mudança, efetuá-las e colher as assinaturas.
9. Abster-se de manifestar posições quando ocupando o lugar de coordenação ou presidência das atividades. Estar atento para garantir a todos a oportunidade de expor suas ideias.
10. Garantir que todos sejam ouvidos com respeito.
(Unesco/MEC, 1993:109)
Conteúdo do Módulo II - Unidade 3 - Progestão

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