RBranco

Instituto Estadual Rio Branco

Endereço: Av Protasio Alves 999
Bairro: Santa Cecilia 
Telefone: (51)3332-7021
Município: Porto Alegre
CEP: 90410-000
CRE: 01 - Porto Alegre
Localização geográfica: Urbana
Modalidades: Educacao Infantil Ensino Fundamental Ensino Medio

Serviços/Instituições
Banco do Livro Biblioteca Escolar
Circulo de Pais E Mestres
Secretaria
Servico de Orientacao Educacional
Servico de Pessoal
Servico de Supervisao Escolar
Conselho Escolar

Caracterização da Escola


É uma escola de grande porte, o número de alunos gira em torno de 1300, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Funciona nos três turnos.
            Está situada em via de fácil acesso com bom fluxo de veículos e um grande e variado número de linhas de transporte coletivo. Por isso, os alunos são oriundos dos bairros: Bom Jesus, Rubem Berta, Jardim Leopoldina, Morro Santana, Vila Safira, Jardim Planalto, Jardim Protásio Alves, Mário Quintana, Jardim Carvalho. A comunidade local é mais presente na Educação Infantil.
            Quanto ao aspecto sócio-econômico, podemos caracterizar a Comunidade como sendo a maioria de classe média baixa, dado constatado pelo alto índice de responsáveis desempregados, conforme questionários socioeconômicos enviados pela Secretaria Estadual de Educação.

Gestores Participantes:
Norma Mendonça Finate
Sonja Inês Britz



Módulo I - Atividade 1 - Definindo a Função Social da Escola


Ao estudarmos a Unidade 1, que tratou da função social da escola, analisando seu papel na transmissão de conhecimentos, no desenvolvimento pleno da pessoa humana e na formação da cidadania, fomos buscar em nossos documentos o que está previsto como função social da escola Rio Branco. Encontramos dentro da Proposta Pedagógica a seguinte definição:

                                   “A comunidade escolar reflete constantemente sobre seu papel, sua função social, sua necessidade de planejar e estabelecer objetivos tais como: importância da participação da comunidade escolar, valorização do educando e respeito as suas necessidades, qualificação e formação dos profissionais da educação, espaços físicos organizados e bem utilizados, material didático que facilite o trabalho do professor, número de alunos condizente com o espaço físico da sala de aula, recursos humanos, pedagógicos e financeiros, regras de convivência em grupo, muito claras, melhor qualificação profissional e salários compatíveis, restabelecimento da motivação e credibilidade dos professores”
           

Acreditamos que o conceito acima contempla, teoricamente, muito bem o papel social da escola. Agora passaremos analisá-lo e fazer uma associação com nossa realidade atual.
Ao tratarmos da importância da participação da comunidade escolar, onde a escola representa um espaço social onde todos aprendem, observamos que na nossa escola existe uma participação reduzida do número de pais que participam de reuniões onde são abordados assuntos sobre rendimento escolar e as normas de convivência que visam minimizar os conflitos do dia a dia escolar. São mais participativos nas entregas de boletins e festas em datas comemorativas. Acreditamos que um forte motivo é a proveniência dos mesmos, já demonstrada acima, que abrange diversos bairros da cidade. Reduzido é o número de pais que moram no entorno da escola. Outra conseqüência da pouca participação dos pais na escola é a dificuldade na organização do Conselho Escolar e do próprio CPM. Estamos em fase de nova composição do CPM, após tentativas frustradas de participação de pais e impossibilitadas de dispor dos recursos destinados pelo PDE Escola e PDDE.
Podemos dizer que existe outra forma de participação comunitária em nossa escola, que contribui significativamente para qualificar o ensino desenvolvido, e que se dá através da participação de diversas Universidades de Porto Alegre, desenvolvendo projetos dentro da escola e interagindo diretamente com alunos, professores e pais. Dentre os diversos projetos em execução, podemos citar o programa de estágios em Educação Física desenvolvido com os alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do E.F. que ocorrem duas vezes por semana, nos dois semestres letivos. Este projeto auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras, sócio-afetivas e cognitivas das crianças, o que vai refletir na construção da integralidade do aluno.
A UFRGS nos propicia um programa de reforço escolar na disciplina de Matemática. É oferecido no turno inverso, uma vez por semana, no decorrer do ano letivo, abrangendo alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Supre as dificuldades dos alunos e interfere positivamente nos índices de reprovação da escola. A UNISINOS, através de um grupo de enfermagem, realiza um projeto de saúde escolar na Ed. Infantil e Séries Iniciais do E. F. São realizados testes e há observação individual dos alunos onde se leva em conta questões de higiene pessoal, condições de saúde bucal, oftalmológica, capilar, dermatológica, dentre outras. As enfermeiras realizam encaminhamentos para especialista, através do NASCA, sempre que necessário.
A área de psicologia do IPA iniciou este ano um programa na escola que visa preparar os futuros profissionais da área para atuar no diagnóstico clínico de crianças com dificuldades no aprendizado escolar ou com problemas de disciplina provocados por falta de concentração ou outro desvio de comportamento. Os professores da escola receberam todo um treinamento para identificar os casos e fazer os encaminhamentos dos alunos. Estes encaminhamentos envolvem a participação da família. Através deste projeto é possível diagnosticar e tratar de problemas que possam comprometer a vida escolar dos alunos da escola.
Em fase de implantação, fomos contemplados com o PBID, um programa desenvolvido nas áreas de Física e Química da PUCRS que visa formar profissionais que atuem nas escolas, nestas disciplinas. A escola se beneficia porque os alunos do Ensino Médio irão receber reforço nestas disciplinas, no turno inverso, além da reorganização do Laboratório de Ciências com recursos financeiros oferecidos pela universidade, com ajuda da escola. Este projeto vai propiciar uma maior qualificação e modernização do Laboratório de Ciências, através da aquisição de materiais adequados que contribuam para um aprendizado de qualidade, pela disposição de recursos e também vai contribuir para diminuição dos índices de repetência e evasão que existem na escola.
A partir do ano de 2011 faremos parte do grupo de intervenção do Projeto Jovem de Futuro proposto pelo UNIBANCO, quando, através de projetos elaborados, teremos recursos financeiros para qualificar o ensino oferecido no Rio Branco.
Nossa escola é muito procurada pelas universidades para implantação de seus projetos justamente pela localização da escola e facilidade de acesso. As famílias dos alunos também nos escolhem por isso, mas contraditoriamente, o que facilita nossa relação e integração social com essa forma comunitária, restringe a participação das famílias no cotidiano da escola porque ela (a escola) não está inserida na comunidade em que as famílias vivem e isso deve, subjetivamente, interferir do compromisso de participação das mesmas.
Quanto à função da escola como pólo cultural e de desenvolvimento da comunidade, podemos salientar que no dia 08 de setembro p.p., comemoramos 80 anos de história em educação e dentre as diversas atividades comemorativas programadas, realizamos um túnel do tempo, com fotos ilustrativas de momentos importantes vivenciados pela comunidade escolar, oportunizando aos alunos resgatarem e conhecerem um pouco da história da qual são agentes construtores. Conseguimos resgatar através deste trabalho, e de toda uma programação cívica com os alunos, o hino da escola que estava praticamente esquecido. Entendemos que foi um trabalho pontual, mas de maneira singela, conseguimos trabalhar valores passados e produzir novos valores culturais na nossa comunidade escolar.
Considerando que a função social da escola perpassa pela atenção as novas exigências de educação na sociedade do conhecimento e que por isso deve cumprir um triplo papel: econômico, científico e cultural e ainda, estruturar sua forma de educar em quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser, incorporadas nas determinações da Lei 9394/96, podemos afirmar que estamos longe de atuar com plenitude no desenvolvimento de nossa função social.


Módulo I - Atividade 2 - Fórum: Que Novas Funções a Sociedade do Conhecimento Exige da Escola?
Módulo I - Atividade 3 - Observe uma reunião em sua escola. Como é o espaço de convivência social? Poste na Base de Atividade os principais problemas que dificultam a relação entre a escola e a comunidade. Para cada problema identificado descreva uma ação que impacte positivamente na resolução dessas dificuldades.
  

Módulo II - Atividade 1 - Fórum: Por que a Gestão Democrática do Ensino Público é Importante?
Módulo II - Atividade 2 - Utilizando o material coletado nas reuniões, sistematize, elabore e poste aqui, Base de Atividades do curso, uma apresentação, um vídeo ou fotos mostrando como acontece o envolvimento das pessoas, de todos os segmentos, no processo de gestão da sua escola. Obs.: Sugerimos uma apresentação ou vídeo, nos quais podem ser reunidos, em um mesmo arquivo, textos e imagens.