Iroshima

Escola Estadual de Ensino Fundamental Hiroshima
Gestoras Participantes:


Eliana Salazar
Marta Espíndola  


Localização: Estrada Martinho Poeta, 2125-Bairro Picada.
Fone: 32117645     Cep: 92.990-000. Eldorado do Sul       
E-mail direção: elianasalazar@terra.com.br  (91059394/34817809)
E-mail escola: eee-hiroshima@bol.com.br
Biblioteca: há, mas os livros estão no refeitório.                      
Refeitório: há, mas no precário prédio de madeira.                       
Informática: sala digital em uso.
Sala de múltiplas atividades: não há         Laboratório: não há.
Número de alunos: Hoje, 92.
Número de salas usadas para aulas: 04  (3 dividas com PVC)= 7
Área de atuação: Do primeiro ano à 5ª série do ensino fundamental.
Número de professores: 05 no currículo e 02 na 5ª série. Faltam professores.
Funcionárias: 02 serventes. Não temos merendeira.   
Supervisora: não há.
Orientadora Escolar: Não temos              Secretário: Em delimitação de função
Diretora: Eliana Salazar elianasalazar@terra.com.br
Presidente do CPM: Maremi Pinto Godoy.
Presidente do Conselho Escolar: Kate Lisiane de Oliveira
Projetos:
1.     “Escola Construída; Educação Preservada” (P/ Consulado Japonês)
2.     Escola Ampliada; Educação Continuada” Construção do restante do prédio, através dos Empresários de Boa Vontade. Em tratativas.
3.     “Escola Aberta Para a Cidadania”, (MEC, UNESCO)
4.     “BANDA HIROSHIMA”, A transformação da bandinha de latas...
5.     “Piolho, eu tô de olho”, (Erradicação do ácaro em mais de 50%) Em reedição.
6.     “A Saúde Entra Pela Boca”, (Higiene Alimentar)
7.       “Convivendo com Cidadania”, (Reeducandos da Vara de Execuções)
8.       “Nossa Escola, Nosso Rio: Uma História com Final Feliz”; Projeto escolhido para representar a Escola Aberta, no Hotel Plaza, em nov./2006.
9.     “Tirando de Letra” Projeto SOLETRANDO, parceria do Banco Santander. 3º ano.
10.           “Horta em Pneus”Parceria Cooplantio Solidária/ ISLA Sementes. Em implantação.
11.           “União Cooks na Escola”:  Ações Sociais em prol da qualidade na educação.
12.           “Primeiro o rio, depois a escola, agora o acesso: Como descobrimos que cuidar do meio ambiente é o verdadeiro progresso Saneamento e limpeza do bairro. Parceria Ass. Moradores da Martinho Poeta, Concepa, Prefeitura de Eldorado e Escola Aberta.
13.           “All Lixe, Bel Lixe e Sandy Lixe”: Higiene com as lixeirinhas irmãs. 29/10/10
14.            “Minha Vida em Paz” Ações em prol da Paz! Meditação e técnicas de relaxamento, com o grupo da Dra. Anmol Arora; Psiquiatra. Quinzenal.
15.           “PPV Hiroshima” Com secretarias municipais, prevenindo a violência.
16.           “Vendo o mundo com outros olhosExames de visão e óculos grátis. 2009.
17.           “Jardim de Hiroshima”: Representou o RS em Brasília-DF, em dez/2006.
18.            “Nossa escola, nosso bairro; esse bloco dá samba” Valorização da identidade cultural. Criação de um bloco carnavalesco. Não implantado por falta de patrocínio.
19.           “Guarda Parques Mirins” Pioneiros, 12 alunos trabalham pela preservação do Delta do Jacui. (Parceria SEMA/RS, CONCEPA e Associações Locais)
20.           “Mais Educação” 2º sem/2010 Oficinas (Rádio Escola, Tênis de Mesa, Banda Mirim, Ciências, Redação, Teatro, e Karatê em turno inverso.
21.           “PDE”: Inclusão digital, acessibilidade, melhoria pedagógica, pequenas reformas.
22.           “Escola Legal” Parceria da Receita federal, contra a pirataria. Exigência da nota fiscal. 2009
23.           “Sou mais Hiroshima” Camisetas para todos os alunos da escola, grátis.
24.           “Higiene e Preservação Corporal” Orientação/ prevenção do abuso sexual.
25.           CEP: A importância da comunicação escrita e do correto endereçamento postal.
26.           “Ler é Viajar”: Biblioteca-barco na margem do rio.  Aguardando doação solicitada.
27.           “Artistas de Hiroshima” Arquiteta voluntária Cláudia Cabeda
28.           “Educação Física Escolar” Capacitação. Projeto Escola Brasil (Banco Santander).
29.           “Hiroshima- Jornal Falado” Teatro da professora Luciana Dalpiaz com seus alunos, notícias de cidadania e bons costumes.
30.           “Multifeira de Ciências e Artes na Escola” Experiências diversas expostas à comunidade escolar no final de cada ano.
31.           “Chá da Tarde” Peça teatral baseada no conto de Sir Arthur Conan Doyle (Autor de Sherlock Holmes) apresentada na Feira do Livro de Eldorado do Sul 2009.
32.           “Controle de natalidade animal” Castração grátis de cães e gatos. AMMP e amigos.
33.            “Karatê Além da Escola” Valorização da vida. Disciplina e respeito desta arte marcial.






Módulo I - Atividade 1 - Definindo a Função Social da Escola

Nossa escola esta inserida em comunidade muito carente, onde as pessoas tem somente a escola como referência. pelos os indicadores de desempenho vimos que escola conseguiu algum avanço. A escola esta buscando através de seus projetos e da busca da diretora em firmar parcerias proporcionar tanto a escola como a sua comunidade uma transformação social.


Módulo I - Atividade 2 - Fórum: Que Novas Funções a Sociedade do Conhecimento Exige da Escola?
Módulo I - Atividade 3 - Observe uma reunião em sua escola. Como é o espaço de convivência social? Poste na Base de Atividade os principais problemas que dificultam a relação entre a escola e a comunidade. Para cada problema identificado descreva uma ação que impacte positivamente na resolução dessas dificuldades.   


Módulo II - Atividade 1 - Fórum: Por que a Gestão Democrática do Ensino Público é Importante?



Módulo II - Atividade 2 - Utilizando o material coletado nas reuniões, sistematize, elabore e poste aqui, Base de Atividades do curso, uma apresentação, um vídeo ou fotos mostrando como acontece o envolvimento das pessoas, de todos os segmentos, no processo de gestão da sua escola. Obs.: Sugerimos uma apresentação ou vídeo, nos quais podem ser reunidos, em um mesmo arquivo, textos e imagens.