VPelotas

Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Pelotas



Endereço: Rua Artur Rocha 200
Bairro: Mont Serrat
Telefone: (51)3332-1238
Município: Porto Alegre
CEP: 90450-170
CRE: 01 - Porto Alegre
Localização geográfica: Urbana
Ensino Fundamental
EJA (Supletivo) Ensino Fundamental

Gestoras Participantes:
Denise Regina Fonseca
Daniela Vieira dos Santos


Módulo I - Atividade 1 - Definindo a Função Social da Escola


Embora obstáculos existam, há também o lado positivo e deve ser reconhecido como forma de incentivo para continuar na caminhada iniciada há muito tempo, mas somente agora realizada com uma consciência crítica de ensinar para que e para quem.
“Como um insatisfeito com o mundo de injustiças que está aí, ao qual o discurso “pragmático” sugere que eu simplesmente me adapte, devo, é óbvio, hoje, tanto quanto devi ontem, estar desperto para as relações táticas e estratégia... Fazendo-se e refazendo-se no processo de fazer  a história, como sujeitos e objetos, mulheres e homens, virando seres da inserção no mundo e não da pura adaptação ao mundo, terminaram por ter no sonho um também  motor da história. Não há mudança sem sonho como não há sonho sem esperança.” ( Freire, 1992)
 Sonhos de uma escola melhor são colocados em prática e bons resultados são alcançados. As seguintes ações e vantagens demonstram isto:
  •     Grupo pequeno de professores: por ser uma equipe com poucos membros consegue-se a interação e a união em atividades sugeridas, sejam elas eventos com a comunidade, reuniões, oficinas, capacitações, resultando em um bom convívio dentro do ambiente escolar. Vantagem esta que supera muitas vezes os “vícios” de alguns.
  •     Inclusão: a escola trabalha há muito tempo com esta percepção, o que nos dias de hoje vê-se mais preparada para atender essa demanda da sociedade. Todos trabalham em prol de melhor atender as diferenças, superando os obstáculos que se encontra, seja de infraestrutura, seja pedagogicamente.
         “... o caminho.. está em trabalhar as semelhanças entre si e não só as diferenças e assim, criar uma unidade na diversidade, fora da qual não vejo aperfeiçoar-se...” (Freire,1992)
  • Comunidade Escolar: sendo o corpo discente reduzido, a comunidade fica mais próxima da escola mantendo parcerias para que o ambiente escolar seja agradável e propício a construção de conhecimentos. Nas avaliações institucionais  feitas pela comunidade o indicativo para  a função da escola é que esta seja transmissora de conhecimento. Observa-se que a função assistencialista muitas vezes imposta não é a desejada.
  •   Projetos: o projeto de alfabetização ao qual a escola está inserida fez com que tivéssemos uma linha de ação, ainda em construção, com uma metodologia e sistematização desta que já produzem frutos, uma melhoria significante nos resultados educacionais. Espera-se que continue estudos e principalmente o projeto na escola, independente de políticas públicas, para enraizarmos esta proposta e fazer os índices serem cada vez melhores.
  • Gestão democrática: não existia, e agora se tenta escutar todos os segmentos escolares e em conjunto estipular o melhor para escola, uma parceria em constante construção. 
Entre o bom e o mau, o certo e o errado,  não nos enganamos utopicamente que iremos mudar a história da educação, mas acreditamos  que ao escolher esta profissão temos que ser éticos, responsáveis e competentes naquilo que propormos fazer. Criam-se objetivos para uma melhoria educacional, não a que acompanha políticas públicas ou qualquer nova teoria, mas a que acreditamos ser a mais apropriada para preparar nossos alunos a viver na sociedade atual.
Sabe-se que o conceito de “função social” é bastante complexo, muito embora o termo seja utilizado de forma vazia. A direção tomada pela instituição pode ser parceira na manutenção do sistema ou na modificação deste. As funções de efeito positivo da escola, ou seja, compensadoras, estão relacionadas ao atendimento das necessidades indicadas pela comunidade partindo de um consenso que também é criticado se levarmos em conta as contradições sociais. Muito embora criticado é a forma de nortear o trabalho da instituição pois é o ponto de referência, de equilíbrio. Mas a comunidade escolar é formada também por professores e funcionários, que não são meros serviçais da educação, mas também questionadores da sociedade.
Dialética entre os valores da comunidade e do colegiado ocorrerá, sem dúvida e será necessário filtrar o que é legal, legítimo e consciente de todas aquelas informações, experiências, valores, verdades, crenças e resistências demonstradas.
A escola justa e desejável terá como constante adversidade a combinação entre a necessidade de igualdade e as desigualdades naturais e sociais, que desestabilizam a ideia de unicidade, padrão, lógica e provocam conflitos, imprevisibilidade, impossibilidade de cálculo e indefinição o que não se enquadra na cultura da igualdade. Não é fácil defender uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de partida e as diferenças do aprendizado como processo e ponto de chegada.
“...combinar igualdade e diferenças no processo escolar é andar no fio da navalha.” (Mantoan, 2006)


Módulo I - Atividade 2 - Fórum: Que Novas Funções a Sociedade do Conhecimento Exige da Escola?

Atualmente a Escola é apenas mais uma fonte de conhecimentos. Principalmente quando se refere a crianças de séries finais, a internet é uma fonte poderosa de consultas, muitas vezes superando a dinâmica da sala de aula. Cabe a Escola organizar e ensinar a utilizar o conhecimento. Demostrar que o conhecimento não é estático e que tem uma utilidade na vida de cada um. Esta é uma forma de torná-lo atraente e necessário para as pessoas envolvidas na aprendizagem. Ao desenvolvermos habilidades e competências, cada conteúdo abrirá um leque enorme de objetivos que poderão ser atingidos ou não, norteados principalmente pelo interesse dos agentes envolvidos.

 
Módulo I - Atividade 3 - Observe uma reunião em sua escola. Como é o espaço de convivência social? Poste na Base de Atividade os principais problemas que dificultam a relação entre a escola e a comunidade. Para cada problema identificado descreva uma ação que impacte positivamente na resolução dessas dificuldades.   

Módulo II - Atividade 1 - Fórum: Por que a Gestão Democrática do Ensino Público é Importante?
Módulo II - Atividade 2 - Utilizando o material coletado nas reuniões, sistematize, elabore e poste aqui, Base de Atividades do curso, uma apresentação, um vídeo ou fotos mostrando como acontece o envolvimento das pessoas, de todos os segmentos, no processo de gestão da sua escola. Obs.: Sugerimos uma apresentação ou vídeo, nos quais podem ser reunidos, em um mesmo arquivo, textos e imagens.